Marco Antonio Sala Minucci

Coronel - IEAv

Marco Antonio Sala Minucci

Coronel - IEAv

Biografia

Possui graduação em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (1983), mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pela mesma instituição (1986) e doutorado e pós-doutorado em Aerospace Engineering pelo Rensselaer Polytechnic Institute – RPI (1987-1991 e 1997-1999, respectivamente).
Foi líder de grupo de pesquisa junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e pesquisador principal em projeto de pesquisa conjunto Brasil-EUA do Air Force Research Laboratory – AFRL, Associate Fellow do American Institute Of Aeronautics and Astronautics – AIAA, Professor convidado do ITA, Assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo FAPESP, Assessor do CNPq.
Foi diretor do Instituto de Estudos Avançados – IEAv do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA de 2008 a 2012, Gerente Geral de Prospecção Tecnológica da Vale Soluções em Energia-VSE, 2012, consultor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais – SECTES para a Implantação do Complexo Aeroespacial em Minas Gerais, 2013-2014.
Desde agosto de 2015, é o investigador principal do Projeto de Propulsão Hipersônica com Ar Aspirado – PropHiper – 14X, da Força Aérea Brasileira – FAB.
É Oficial da Reserva do Quadro de Engenheiros da FAB, posto de Coronel, possuindo todos os cursos de carreira compatíveis ao posto, assim como as Medalhas da Ordem do Mérito Aeronáutico – Grau Oficial, do Mérito Santos Dumont, da Ordem do Mérito Cartográfico – Grau Oficial, da Legião do Mérito da Academia Brasileira de Engenharia Militar e Medalha Militar de Ouro.
Atua no setor Aeroespacial, com ênfase em escoamentos de ar hipervelozes, túneis de vento hipersônicos, aerotermodinâmica e hipersônica, combustão subsônica/supersônica e propulsão a laser.

Participações de Marco Antonio Sala Minucci