Fernando Gibotti

Diretor de Inteligência - GS Group

Fernando Gibotti

Diretor de Inteligência - GS Group
gibotti@gsgroup.com.br

Biografia

Atual Diretor de Inteligência do GS Group empresa de ciência do consumo que desenvolve e aplica tecnologias e metodologias para o entendimento do shopper e do consumo objetivando a elaboração de estratégias de aumento de lucratividade para o varejo e para a indústria.
Em pouco mais de 20 anos de carreira profissional, acumulou as experiências descritas abaixo.

Ciência do Consumo

– Definição, criação e evolução de KPIs e modelos estatísticos/matemáticos para análise de comportamento de consumo para o varejo a partir de grandes bases de dados não estruturados.
– Planejamento, aplicação e análise de pesquisas qualitativas e quantitativas para o varejo.
– Liderança e motivação da equipe de pesquisa científica em BAM – Business Activity Monitoring, em CEP – Complex Event Process, em Data Science e em métodos estatísticos para extração de hábitos de consumo.

– Criação da Teoria das 3 Caixinhas (sobre a composição do faturamento das empresas) e da Teoria do Sacrifício, R = B – S (sobre a resultante entre benefícios e sacrifícios impostos ao shopper).

Varejo
– Coordenação do grupo de estudo (Northweast) de varejo para baixa renda.
– Coordenação/Execução de Projetos de Relacionamento/Fidelidade de clientes em redes varejistas.

Tecnologia da Informação

– Coordenação/Execução de projetos de TI em empresas de grande porte, como Caixa Econômica Federal, Cadbury Adams, Banco Bradesco SA, Gol Linhas Aéreas, JBS, Nike, Tereos e Grupo Jalles Machado.

– Consultoria na área de Tecnologia da Informação Espacial para o PNUD – Programada das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento.

Ontologias
– Definição e desenvolvimento de ontologias para o projeto ACE-GIS (Adaptable and Composable E-commerce and Geographic Information Services), financiado pela Comunidade Europeia.

Sistema de Informações Geográficas

– Execução de Planos Diretores de Informação e modelagem de Sistemas de Informações Geográficas em mais de 20 prefeituras do país.

Palestras
– Execução de aproximadamente 100 palestras nas áreas de inovações tecnológicas; computador e sociedade; e comportamento de consumo, ministradas em instituições dos estados de São Paulo, Goiás, Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Docência
– Ministrou por mais de 15 anos disciplinas relacionadas à Ciência da Computação, Geoprocessamento e Pesquisa em universidades e faculdades (UFSCar, FATEC, SENAC, UniLins, Univem, FAIMI, FEF, UniFEV e Unirp) em cursos de graduação e pós-graduação.

Formação Acadêmica

Doutor em Computação Aplicada pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2006.

Especialista em Ontology Engineering pela Münster Universitat – Alemanha, 2004.

Especialista em Geographic Information Technologies pela Universitat Jaume I – Espanha, 2004.

Mestre em Engenharia Urbana pela UFScar – Universidade Federal de São Carlos, 2000.

Graduado em Ciência da Computação pela Unirp – Centro Universitário de Rio Preto, 1996.

Técnico em Contabilidade pela EELAS – Escola Estadual Líbero de Almeida Silvares, 1992.

Participações de Fernando Gibotti